|
HORÁRIOSHorário: terça a domingo, 10 às 12.30 e 14 às 17.30 horas (fecha nos feriados).
CONTACTOSAv. de Brasília 1300-598 Lisboa Telefone: 210 028 103 Fax: 210 028 104 Site: www.edp.pt
ApresentaçãoO Museu de Electricidade é um museu de empresa -EDP, estando instalado no edifício da Central Tejo – em Belém. A Central Tejo começou a ser construída em 1914 sendo concessionária única para o abastecimento de energia eléctrica e gás de iluminação à cidade de Lisboa a sociedade Companhias Reunidas Gás e Electricidade (CRGE). A Central foi localizada ao lado da pequena “fábrica de electricidade” ali existente desde 1908 (mais tarde demolida), em terrenos recuperados ao rio desde o início do século pelas obras de construção do porto, confinando a norte com a linha férrea Lisboa – Cascais, então de tracção a vapor. A sua arquitectura é, marcadamente, do estilo europeu da época. A história da Central Tejo é marcada por sucessivas ampliações ao longo de mais de três décadas de serviço ininterrupto, sendo desclassificada em 1975 sendo em 1976 transferida a sua posse para a EDP que decide a sua reconversão em espaço cultural para a história e divulgação da electricidade.
Oferta ao PúblicoArquivo Histórico. O Arquivo Histórico da EDP existe desde 1996 com o objectivo de guardar num único espaço os arquivos das antigas empresas que vieram a constituir a EDP - Electricidade de Portugal em 1976. O acervo documental, que constitui um património de relevante interesse como auxiliar na recuperação da memória do sector eléctrico nacional, é composto por documentos textuais, iconográficos, cartográficos e fílmicos, gerados por entidades individuais e colectivas do sector eléctrico, no seu período de actividade, abrangem diversos campos e veiculam informações significativas no domínio tanto das ciências sociais e humanas como da tecnologia.
Oferta a EscolasArquivo Histórico. O Arquivo Histórico da EDP existe desde 1996 com o objectivo de guardar num único espaço os arquivos das antigas empresas que vieram a constituir a EDP - Electricidade de Portugal em 1976. O acervo documental, que constitui um património de relevante interesse como auxiliar na recuperação da memória do sector eléctrico nacional, é composto por documentos textuais, iconográficos, cartográficos e fílmicos, gerados por entidades individuais e colectivas do sector eléctrico, no seu período de actividade, abrangem diversos campos e veiculam informações significativas no domínio tanto das ciências sociais e humanas como da tecnologia.
Oferta a EscolasO Museu da Electricidade integra dois conceitos fundamentais: assume, por um lado, uma vocação de "museu tecnológico" e procura, por outro, ser um "pólo de ciência", divulgando de forma didáctica conhecimentos da área da energia. Neste contexto, foram organizados novos temas, com carácter pedagógico e lúdico, destinados às escolas que frequentemente procuram o Museu da Electricidade para visitas de estudo, tendo-se renovado o Serviço Educativo com programas próprios para os vários escalões dos 1º, 2º, e 3º Ciclos e Ensino Secundário.
|